Cuidados ao fazer a barba


Gabriel Soares

Fala galera, beleza? Nesse post vamos tentar ajudar em um problema que acontece com muitos homens...

Fazer a barba é uma atividade quase que diária para todos os homens. Porém, mesmo fazendo todos os dias, muitos encontram dificuldades e pequenos problemas acabam surgindo.


O problema mais comum que ocorre com os homens ao fazer a barba é a chamada foliculite - popularmente conhecida com pelo encravado - causada por maus hábitos na hora de barbear.


Passar a lâmina no sentindo inverso ao crescimento dos pelos

faz com que os pelos penetrem por baixo da pele antes de serem cortados, favorecendo o aparecimento da foliculite. O ideal é passar a lamina no sentido do pelo e o menor número de vezes possível. Quanto mais passar, mais o risco de trauma e irritações;

O cuidado com o aparelho de barbear é muito importante também, pois se as lâminas estiverem gastas, pode ferir a pele e provocar cortes. O recomendado é trocar as lâminas após usar, no máximo, cinco vezes.




O ideal é fazer a barba após o banho, pois a pele está mais macia e hidratada, o que diminui o risco de ferimentos. Além disso, os poros ficam mais dilatados e os pelos mais maleáveis. Após o barbear o ideal é lavar o rosto com água fria, pois a água fria causa o fechamento dos poros e vasinhos, evitando sangramentos.


É muito importante após o barbear, utilizar uma loção pós barba. Ela auxilia o fechamento dos poros, ajuda a aliviar irritações provocadas pela lâmina e possui propriedades cicatrizantes. Deve-se evitar as loções com álcool, pois as mesmas podem irritar e provocar ressecamento e ardor após o barbear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário