Dúvidas sobre menstruação,absorvente íntimo e blá blá blá ?

Dúvidas em relação à menstruação e outros fatores ligados a sexualidade?

Algumas vezes o tempo passa e por "N" motivos a pergunta fica no ar. Para facilitar conversamos com o médico ginecologista Elpídio Soares Filho, a fim de esclarecer algumas coisas que parecem simples e acabam virando um mostro na cabeça feminina.

O corrimento vaginal é um problema e deve ser tratado, porém, não é bem assim. "Nem sempre o corrimento indica algum problema. Se for uma secreção clara, sem odor ou prurido, provavelmente seja secreção natural (fisiológica)", explica Elpídio.

O ginecologista explica ainda que todas as mulheres quando menstruam pela primeira vez (menarca) até a menopausa (parada da menstruação), produzem uma secreção vaginal natural e algumas condições podem aumentar essa secreção.

Depois que passam a utilizar anticoncepcional, não é mais necessário usar preservativo na relação sexual?Sim é necessário. "Hoje em dia o preservativo deveria ser usado em toda relação sexual (único método para prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST), independente do método escolhido. Em alguns casos de extrema certeza de não haver este risco, poderia deixar de usá-lo após alguns dias ter iniciado o anticoncepcional hormonal", afirma Elpídio. "As pacientes devem conversar com seu ginecologista", completa.

Absorvente íntimo
Segundo o Dr. Elpídio, virgens, mulheres com processos inflamatórios vulvo-vaginais, alérgicas ao mesmo e fluxo menstrual excessivo não deveriam utilizar esse tipo de absorvente. Se a mulher não tem nenhuma sensação de desconforto ao inseri-lo na vagina, é sinal de que foi bem colocado. Para retirá-lo, basta puxar a cordinha ligada a ele.se por algum acaso,  o barbante sumir é necessário retirar o absorvente interno com o dedo. "As mesmas devem procurar um serviço médico mais acessível para o profissional retirá-lo, procedimento este de fácil resolução e rápido (indolor)” Dr. Elpídio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário