Conheça um pouco mais sobre a TPM

A tensão pré menstrual, também conhecida como TPM, é uma síndrome que atinge as mulheres nos dias que antecedem a menstruação. Apesar de ser um problema feminino, é um assunto que interessa muito aos homens, que também acabam sofrendo as consequências da síndrome.

A causa da TPM não é conhecida, mas pelas características, tudo leva a crer que está relacionado a elevação do estrogênio na fase pré menstrual ou a queda da progesterona.


Os sintomas da TPM podem variar de mulher para mulher, mas no geral a irritabilidade e ansiedade ficam mais acentuadas. Além disso, a tensão pré menstrual pode vir acompanhada de manifestações físicas, como dor nos seios, dor de cabeça e cólicas que costuma tirar as mulheres do sério.

Existem mais de 200 sintomas de TPM, que variam de acordo com a mulher, mas 4 deles são mais comuns. Através dos sintomas, é possível dividir os tipos de TPM.



Inchaço: para as mulheres em que o inchaço é o sintoma que aparece com mais força durante a TPM, a recomendação médica é fazer sessões regulares de drenagem linfática, um tipo de massagem que ajuda a combater a retenção de líquido, assim como a dieta sem sal. Atividade física também melhora o inchaço porque melhora a circulação. Para inchaço na perna, a meia elástica pode ajudar.


Ansiedade: para quem tem irritabilidade, nervosismo e sensibilidade emocional como principal sintoma da TPM, a recomendação médica é fazer atividades que ajudem a relaxar e reequilibrar o corpo, como yoga e meditação. É aconselhável reduzir alimentos ricos em cafeína (café, refrigerante, chá-preto). Cortar álcool também é importante porque o álcool é um excitante do cérebro.


Depressão: não é recomendada a cafeína, porque nesse tipo de TPM, além do cansaço e da depressão, o sono também pode ser afetado. Por isso a primeira dica é tentar dormir mais e melhor. Para isso, o conselho é evitar comer demais e beber álcool logo antes de dormir. Banho morno à noite ajuda a relaxar e fazer atividade física de manhã é a melhor das dicas porque ajuda a dar disposição para enfrentar o dia através da liberação de endorfinas.

Compulsão: é uma das piores queixas das mulheres porque a compulsão as faz engordar e desencadeia outros sintomas. A recomendação neste caso é levar lanches saudáveis e frutas para o trabalho e comer de três em três horas. Alimentos ricos em fibras têm maior poder de saciedade e por isso podem ajudar a controlar a compulsão. Estão na lista aveia, pão e arroz integral, sementes de linhaça e frutas com casca (como maçã, pêra e pêssego).
Fonte: Globo.com

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